quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ELEIÇÃO DO GRÊMIO DO ESTADUAL CENTRAL

A Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida pelos belorizontinos como "Estadual Central", tem mais de 150 anos de história. O prédio atual data de 1954 e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A história do Estadual Central se confunde com a criação da educação pública em Minas. Alguns dos que passaram por seus bancos escreveram, e ainda escrevem, páginas importantes de nossa cultura. O cartunista Henfil, uma certa Elke Grunnup, hoje conhecida como Elke Maravilha, o ator José Mayer, entre os artistas, o sociólogo Betinho, Amílcar Martins, Eduardo Azeredo e Fernando Pimentel, entre outros políticos importantes para a história do Brasil, assim como o presidente Getúlio Vargas, cujo comprovante de matrícula para a 5.ª série, de 2 de setembro de 1896, consta nos registros, quando a escola ainda se localizava na rua do Rosário em Ouro Preto, sob o nome de Ginásio Mineiro.

Nesta ultima terça feira, 25 de agosto de 09 foi realizada a eleição para o Grêmio Estudantil da escola que a muitos anos é referencia no movimento estudantil mineiro, onde as maiores intervenções políticas dos estudantes belorizontinos aconteceram, principalmente no período da ditadura militar passando pelas diretas-já e manifestações dos caras pintadas que derrubaram ex-presidente Collor. Até hoje o Estadual continua sendo uma das escolas mais engajadas nas lutas por melhorias na educação e pelas lutas da juventude.

Foram inscritas 4 chapas: CHAPA 1: “Geração Escolhida”, CHAPA 2: “Renovação”, CHAPA 3: “Dias Melhores” e por fim a CHAPA 4: “A Luta não Para” formada pela atual Gestão. O processo de construção das chapas, como sempre foram acalorados, como de costume na escola os estudantes se mobilizaram em defesa de suas propostas com ricos debates em torno das bandeiras defendidas.

Foram mais de 2000 votos colocados nas urnas e a apuração durou até a madrugada, os componentes das chapas concorrentes não arredaram o pé da escola até que a apuração se encerrasse com a vitoria da CHAPA 4: “ A Luta não Para ”.

Confira abaixo o resultado da apuração:

CHAPA 1 Geração Escolhida 475 – 30% = 360 votos (punida por campanha indevida)
CHAPA 2 Renovação – 569 votos
CHAPA 3 Dias Melhores – Se retirou da eleição. 120 votos
CHAPA 4 A Luta não Para – 714 votos
Votos nulos – 220 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário