segunda-feira, 29 de junho de 2009

41º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais

O 41º congresso da UEE/MG ocorrido no último fim de semana 27 e 28 de junho, na Universidade Federal de Viçosa, foi um marco muito importante para todos os estudantes mineiros cansados das velhas práticas, e ansiosos para Reinventar o Movimento Estudantil. Com uma bancada de 70 delegados - a segunda maior do congresso, e cerca de 40 observadores o Movimento Reinventar mostrou sua cara, de forma qualificada, propositiva e independente.

A UEE mineira encerrou nesse congresso mais uma gestão desastrosa, fruto da hegemonia da velha política adotada por aqueles que dizem que “da unidade vai nascer a novidade’. Uma gestão que não foi capaz de realizar um CEEG estatuinte, não organizou nenhuma manifestação, nenhuma atividade cultural, sequer atualizou o blog da entidade anunciando a abertura do congresso, enfim, não concretizou representação estudantil por parte de uma entidade hegemonizada por uma força política que se especializou apenas em ganhar congressos, adotando práticas das mais escabrosas, e contribuindo para que os estudantes estejam cada vez mais longe de um verdadeiro movimento estudantil.

Prova disso, foi o momento mais marcante do congresso, onde a oposição venceu a principal votação sobre no tema Movimento Estudantil. Em meio a muita tensão e calorosos debates, o texto aprovado criticou a inércia da UEE, a falta de democracia interna, de transparência, e ainda clamou os estudantes mineiros para um novo momento, com a construção de um grande CEEG estatuinte.

Ao final, o Movimento Reinventar, junto com os valorosos companheiros do Movimento Rebele-se construiu a chapa “Rebele-se para Reinventar”, que num total de 4 chapas obteve 28% dos votos. Com esse resultado, o Reinventar ampliou sua participação na direção da entidade, com autonomia, coerência e principalmente sem fazer acordões e sem estar atrelado a movimentos que representam as velhas “praticas escabrosas” do movimento estudantil e da política como um todo.

É com clima de vitória que o Movimento Reinventar selou sua participação neste 41º congresso, e é com passos firmes como esses que o Movimento avança, ocupando cada vez mais espaços e provando que podemos devolver aos brasileiros a ousadia de tudo repensar, para reinventar o Brasil que queremos!!!
Por, Vicente Silluzio Coordenador Estadual do Movimento REinventar

Nenhum comentário:

Postar um comentário