segunda-feira, 29 de junho de 2009

41º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais

O 41º congresso da UEE/MG ocorrido no último fim de semana 27 e 28 de junho, na Universidade Federal de Viçosa, foi um marco muito importante para todos os estudantes mineiros cansados das velhas práticas, e ansiosos para Reinventar o Movimento Estudantil. Com uma bancada de 70 delegados - a segunda maior do congresso, e cerca de 40 observadores o Movimento Reinventar mostrou sua cara, de forma qualificada, propositiva e independente.

A UEE mineira encerrou nesse congresso mais uma gestão desastrosa, fruto da hegemonia da velha política adotada por aqueles que dizem que “da unidade vai nascer a novidade’. Uma gestão que não foi capaz de realizar um CEEG estatuinte, não organizou nenhuma manifestação, nenhuma atividade cultural, sequer atualizou o blog da entidade anunciando a abertura do congresso, enfim, não concretizou representação estudantil por parte de uma entidade hegemonizada por uma força política que se especializou apenas em ganhar congressos, adotando práticas das mais escabrosas, e contribuindo para que os estudantes estejam cada vez mais longe de um verdadeiro movimento estudantil.

Prova disso, foi o momento mais marcante do congresso, onde a oposição venceu a principal votação sobre no tema Movimento Estudantil. Em meio a muita tensão e calorosos debates, o texto aprovado criticou a inércia da UEE, a falta de democracia interna, de transparência, e ainda clamou os estudantes mineiros para um novo momento, com a construção de um grande CEEG estatuinte.

Ao final, o Movimento Reinventar, junto com os valorosos companheiros do Movimento Rebele-se construiu a chapa “Rebele-se para Reinventar”, que num total de 4 chapas obteve 28% dos votos. Com esse resultado, o Reinventar ampliou sua participação na direção da entidade, com autonomia, coerência e principalmente sem fazer acordões e sem estar atrelado a movimentos que representam as velhas “praticas escabrosas” do movimento estudantil e da política como um todo.

É com clima de vitória que o Movimento Reinventar selou sua participação neste 41º congresso, e é com passos firmes como esses que o Movimento avança, ocupando cada vez mais espaços e provando que podemos devolver aos brasileiros a ousadia de tudo repensar, para reinventar o Brasil que queremos!!!
Por, Vicente Silluzio Coordenador Estadual do Movimento REinventar

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ocupação da UNIFAL em Alfenas

O Movimento Reinventar de Minas Gerais vem por meio desta manifestar total e irrestrito apoio à ocupação dos estudantes da Universidade Federal de Alfenas que desde o dia 17 de junho de 09 se mantêm acampados nos jardins da Universidade, numa árdua luta em favor da democracia interna que garanta as pautas do movimento estudantil na universidade. Do inicio da ocupação pra cá o movimento que começou com três barracas e foi ganhanhando peso hoje contando com quase quarenta acampantes que só arredarão o pé após terem suas demandas atendidas são elas.


Restaurante Universitário de qualidade e com preço máximo de R$ 2,50 por refeição;

Maior quantidade de livros na biblioteca, melhoria no serviço e agilidade na catalogação de obras;
Espaço Físico para CA's e DA's dentro dos campi da Unifal;

Universidade como espaço público aberto a comunidade durante toda semana;

Atendimento médico de qualidade e no período noturno;

Auxílio financeiro para viagens técnicas e trabalhos de campo;

Aumento do número de bolsas de assistência e melhoria e transparência nos critérios de seleção dos beneficiados;

Instalação de alojamento estudantil nos campi da Unifal;

Voto Paritário;

Esta luta serve exemplo para nossa entidade estadual a UEE-MG que realiza seu congresso entre os dias 26 e 29 na cidade de Viçosa mostrando que o movimento estudantil deve ser construído em suas bases, assim garantindo a efetiva mobilização do estudante que almeja as conquistas para a comunidade acadêmica. A universidade estará representada no 41º congresso da UEE-MG.



Coordenação do Movimento Reinventar MG

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reinventar Minas se aquece para congressos da UEE e UNE!

O Movimento Reinventar minas, realizou importante plenária no último sábado dia 30 de maio, com a presença de delegados de 15 faculdades e universidades de Belo Horizonte e região metropolitana.Consolidado como a segunda maior força do movimento estudantil mineiro, o REINVENTAR vem ocupando importantes espaços, ampliando diálogos com outras forças políticas e principalmente trazendo para a base o importante debate sobre a necessidade de REINVENTAR o movimento estudantil. Sentido a pressão de quem quer mudanças, a força majoritária (UJS) operou mais um golpe, adiando o congresso da UEE/MG que seria dias 6 e 7 de junho para 27 e 28.Sem perder o pique e a empolgação, a galera que quer reinventar não pára. Mais três plenárias metropolitanas serão realizadas além das regiões sul e triângulo mineiro que vem fazendo importante mobilização que culminará em uma grande participação nos congressos da UEE e da UNE.

Está programada mais uma plenária para o dia 06 de junho as 13:00 na área de convivência da faculdade UNA no campus da rua Aimorés, participe!


“Verás que um filho teu não foge à luta”
Coordenação Reinventar MG

segunda-feira, 1 de junho de 2009

MANIFESTO!


O Movimento Reinventar gostaria de esclarecer alguns pontos que o fizeram retirar se do processo de eleição dos delegados que representarão a UFMG nos Congressos da 41º UEE e da 51º UNE.

Consideramos esse processo desqualificado, pois, ao invés de chegar à base e provocar algum debate relevante, visa somente eleger os delegados que na sua maioria servirão de massa de manobra para a manutenção do atual modelo de gestão destas entidades, a qual nos opomos radicalmente.

Na impossibilidade de lançarmos nossa própria chapa, não poderíamos deixar de opinar, apontando nesse momento o MOVIMENTO CORRENTEZA DA UFMG, como o mais qualificado e preparado para representar o conjunto dos estudantes da UFMG. Dado o fato recente de mais um manobra descabida da força majoritária e hegemônica da UEE e da UNE.

Por isso nos retiramos! Como poderíamos participar de um processo tão importante sem o envolvimento real dos estudantes, e sem o mínimo de critério e segurança de respeito pelas opiniões divergentes que participam do movimento estudantil do nosso estado. O Movimento Reinventar nasceu justamente dessa premissa, da participação e construção do Movimento Estudantil pelos estudantes, e da nossa identificação com as lutas e sofrimento do nosso povo. Mesmo assim, nunca estivemos fechados ao dialogo, e pressionamos sempre a força majoritária a retomar o caminho correto, de ouvir e respeitar a base do movimento estudantil. Mas de novo a decepção, acabam de dar um golpe duro na democracia interna da entidade, desrespeitando a maioria das opiniões divergentes, colocaram uma série de argumentos e motivos que são piores que a próprio atropelo causado, e remarcaram o Congresso da UEE para outra data, sabe-se lá qual.

Na UFMG essa força tem nome é o coletivo por hora formado com o nome de “Outras Palavras”, em que pese ter outras opiniões e correntes diferentes dentro desse mesmo coletivo, concluímos que se estão juntos nesse processo de tiragem de delegados para UEE e UNE, que é tão importante quanto o próprio congresso estadual dos estudantes, é porque compactuam da mesma prática condenável patrocinada pela força majoritária da UEE e da UNE que é o PCdoB/UJS.


Com Darcy Ribeiro, aprendemos que “É preciso ter a ousadia de tudo repensar para reinventar o Brasil que queremos”, Como vamos transformar nossa realidade objetiva se reproduzimos as mesmas práticas desprezíveis do Movimento Estudantil?


Registramos aqui nosso repúdio ao adiamento do Congresso da UEE por motivos obscuros, ferindo o regimento e fugindo do princípio de transparência e lealdade com os demais movimentos envolvidos no processo.

Coordenação do Movimento Reinventar/MG


“um militante revolucionário não deve se deixar cooptar. Não deve se deixar liquidar. Deve trazer vitórias para o povo.”

Florestan Fernandes.