segunda-feira, 1 de junho de 2009

MANIFESTO!


O Movimento Reinventar gostaria de esclarecer alguns pontos que o fizeram retirar se do processo de eleição dos delegados que representarão a UFMG nos Congressos da 41º UEE e da 51º UNE.

Consideramos esse processo desqualificado, pois, ao invés de chegar à base e provocar algum debate relevante, visa somente eleger os delegados que na sua maioria servirão de massa de manobra para a manutenção do atual modelo de gestão destas entidades, a qual nos opomos radicalmente.

Na impossibilidade de lançarmos nossa própria chapa, não poderíamos deixar de opinar, apontando nesse momento o MOVIMENTO CORRENTEZA DA UFMG, como o mais qualificado e preparado para representar o conjunto dos estudantes da UFMG. Dado o fato recente de mais um manobra descabida da força majoritária e hegemônica da UEE e da UNE.

Por isso nos retiramos! Como poderíamos participar de um processo tão importante sem o envolvimento real dos estudantes, e sem o mínimo de critério e segurança de respeito pelas opiniões divergentes que participam do movimento estudantil do nosso estado. O Movimento Reinventar nasceu justamente dessa premissa, da participação e construção do Movimento Estudantil pelos estudantes, e da nossa identificação com as lutas e sofrimento do nosso povo. Mesmo assim, nunca estivemos fechados ao dialogo, e pressionamos sempre a força majoritária a retomar o caminho correto, de ouvir e respeitar a base do movimento estudantil. Mas de novo a decepção, acabam de dar um golpe duro na democracia interna da entidade, desrespeitando a maioria das opiniões divergentes, colocaram uma série de argumentos e motivos que são piores que a próprio atropelo causado, e remarcaram o Congresso da UEE para outra data, sabe-se lá qual.

Na UFMG essa força tem nome é o coletivo por hora formado com o nome de “Outras Palavras”, em que pese ter outras opiniões e correntes diferentes dentro desse mesmo coletivo, concluímos que se estão juntos nesse processo de tiragem de delegados para UEE e UNE, que é tão importante quanto o próprio congresso estadual dos estudantes, é porque compactuam da mesma prática condenável patrocinada pela força majoritária da UEE e da UNE que é o PCdoB/UJS.


Com Darcy Ribeiro, aprendemos que “É preciso ter a ousadia de tudo repensar para reinventar o Brasil que queremos”, Como vamos transformar nossa realidade objetiva se reproduzimos as mesmas práticas desprezíveis do Movimento Estudantil?


Registramos aqui nosso repúdio ao adiamento do Congresso da UEE por motivos obscuros, ferindo o regimento e fugindo do princípio de transparência e lealdade com os demais movimentos envolvidos no processo.

Coordenação do Movimento Reinventar/MG


“um militante revolucionário não deve se deixar cooptar. Não deve se deixar liquidar. Deve trazer vitórias para o povo.”

Florestan Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário