segunda-feira, 20 de abril de 2009

CEEG da UEE-MG convoca Congresso



Caros estudantes,

Gostaríamos de convidar todos a participar de dois grandes momentos para o movimento estudantil. Trata-se de dois fóruns das históricas entidades que tem o dever de representar os estudantes universitários a nível estadual e nacional, a União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Há menos de dois meses para a realização do fórum máximo de deliberações do movimento estudantil, o 51º Congresso da UNE, estudantes do país inteiro elegem seus estudantes-delegados e as entidades estaduais realizam os seus congressos, em Minas Gerais o 41º Congresso da UEE.

Os estudantes vão eleger o presidente e a nova diretoria das duas entidades para os próximos dois anos, além de deliberar sobre as futuras bandeiras do movimento estudantil.


Essa é uma excelente oportunidade para que os estudantes de diversas instituições de ensino superior (IES) mostrem sua cara e contribuam para uma nova era do ME com total independência perante quaisquer governos.

Este ano, temos uma árdua batalha nesse campo com a realização da Conferência Nacional de Educação e na luta contra a retirada do direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.


O Movimento Reinventar mais uma vez se organiza pra ter uma participação coerente com as lutas dos estudantes e preocupados com o resgate das entidades estudantis em nosso estado, que, a muito tempo se encontram em um profundo ostracismo.

Sua contribuição na construção de nossa pré tese e na tiragem de delegados é importante para que possamos reinventar a UEE-MG e a UNE e trazer sua luta para o lado do movimento real e organizado por estudantes para os estudantes e em favor dos estudantes.

O processo de tiragem de delegados já está acontecendo em diversas IES pelo DCE ou, caso não exista, por uma comissão de dez alunos.

Para maiores informações seguem os contatos:
FUMEC, PUC São Gabriel – Bruno 31 9601-2449
tiopickles@hotmail.com
Newton Paiva – Fabiano 31 8806-8065 fabtamiett@yahoo.com.br
Estácio de Sá – Maíra 31 9621-2991 maira.nascimento@hotmail.com
PUC Coração Eucarístico – André Melo 31 8612-6081
andrefbmelo@yahoo.com.br
Isabela HendrixPolianna 31 9719-1884 poliannasoalheiro@yahoo.com.br
Outras Faculdades movimentoreinventarmg@hotmail.com




Coordenação do Movimento Reinventar

terça-feira, 14 de abril de 2009

O Filho do Empregado Não Terá o Mesmo Acesso a Cutura que o Filho do Patrão!

A Comissão de Educação do Senado Federal cedeu ao lobby dos produtores de espetáculo e aprovou, no dia 25 de novembro, o substitutivo da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ao PLS 188/07. Com o pretexto de impedir a falsificação e o conseqüente prejuízo da classe artística a Comissão de Educação acabou abrindo a brecha para um verdadeiro apartheid cultural. O texto limita a venda de ingressos pela metade do preço a 40% do total de lugares oferecidos ao público. É o início do fim da meia-entrada. Será que algum Senador imagina ser possível, no dia a dia das bilheterias, conferir e fiscalizar o cumprimento destas cotas? Qual será o resultado disso, se não a inviablidade do acesso a cultura àqueles que não tem grana - já que para os estudantes abonados a decisão dos Senadores não faz a menor diferença. O Senador Cristovam presidiu a reunião. O Cristovam que defende a educação plena; o piso nacional de professores; a obrigatoriedade de filhos de políticos estudarem em escolas publicas, desta vez “mandou mal”. Ficou em cima do muro com posição dúbia e vacilante. Ao fazer média com os artistas globais presentes a reunião, a Comissão de Educação, na prática, inviabilizou o uso de um direito conquistado a duras penas. Trata-se de um claro retrocesso. Mas a luta está apenas começando. O resultado desta lamentável decisão do Senado ecoará nas salas de aula de todo o Brasil. Foi uma grave afronta que os estudantes brasileiros não deixarão passar em branco. E a história do Brasil sabe do que os estudantes são capazes. O Movimento Reinventar também sabe qual é sua bandeira e quais são seus aliados. Estamos ao lado dos estudantes. Sempre!

Coordenação do Movimento Reinventar

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jornada de lutas da UBES em defesa do Meio Passe em BH

Nesta última quinta feira dia 02 de Abril cerca de 400 estudantes de varias escolas de BH e região metropolitana se reuniram para mais uma manifestação em defesa do meio passe estudantil, foi a segunda em menos de uma semana. A Manifestação se concentrou na praça Afonso Arinos por volta das 9:00 hs e partiu em caminhada para porta da prefeitura de BH. O ato faz parte do calendário da Jornada Nacional de Lutas da UBES, que este ano pauta a questão do fim do vestibular.

O Movimento Reinventar marcou presença colhendo assinaturas para o abaixo assinado contra as cotas na meia entrada, além de se posicionar em defesa do piso salarial nacional do professor.

Belo Horizonte amarga o titulo de única capital onde não existe qualquer beneficio no transporte público para o estudante, essa luta já dura 20 anos o que trás a revolta por parte dos estudantes principalmente das escolas públicas. Representantes das entidades estudantis foram recebidos pelo
assessor do prefeito Márcio Lacerda (PSB) que agendou uma reunião com os estudantes para a segunda quinzena deste mês.

Segundo Bruno Lacerda diretor da UCMG e integrante do coletivo do Movimento Reinventar, é importante a unidade das entidades estudantis neste momento para que sejam elaboradas sugestões que garantam o beneficio, "a falta de acordo entre as correntes politicas e movimentos que dirigem as entidades torna muito difícil esta conquista".
A reunião com Márcio Lacerda é aguardada com muita expectativa pelos estudantes de BH que prometem tomar as ruas da cidade com protestos cada vez mais acentuados caso não sejam atendidos.

Movimento Reinventar MG