sábado, 27 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO EM UTÓPOLIS - POR RONAN KNISPEL (estudante pré-vestibular)

O ENSINO MÉDIO EM UTÓPOLIS
O ensino médio em Utópolis é magnífico. Lá, a educação além de ser direito garantido pela constituição, é vivida por todos os cidadãos.
Em Utópolis não existe vestibular. Nas universidades, todas públicas, não faltam vagas e os alunos já são direcionados as universidades de acordo com seus interesses e conhecimento.
Como não existe vestibular, os alunos não são avaliados no ensino médio através das notas, e sim pelos conhecimentos adquiridos. A qualidade do aprendizado é infinitamente superior a que vimos hoje no Brasil, uma vez que, os alunos alem de receberem orientações de todas as áreas cientificas são incentivados a se aprofundar em áreas compatíveis com seu interesse e testes vocacionais semestralmente aplicados.
As escolas são extremamente bem estruturadas, contando com ginásios poliesportivos, salas amplas e com menor numero de alunos, bibliotecas bem equipadas, laboratórios de informática e pesquisas, que possibilitam um enriquecimento intelectual através do ensino pela prática, alem do ensino teórico. Os estudantes recebem cursos técnicos e de capacitação para que tenham uma profissão ao deixar o Ensino Médio e conseguir se sustentar financeiramente, no período universitário. 
Os alunos com dificuldade ou deficiência não são excluídos, mas acompanhados de maneira específica por cada escola. No currículo constam disciplinas que prezam pelo ensino da coletividade e de direitos civis garantidos pela constituição.
Todas bairros e comunidades são atendidos por pelo menos uma escola, o que torna a integração comunidade-escola exemplar. As famílias acompanham de perto o desenvolvimento dos estudantes, e projetos são arquitetados em parceria com as comunidades, adequando o conhecimento do aluno a sua realidade social. 
Houve um estudo que mostrou um diminuição acentuada da criminalidade relacionada com a diminuição da taxa de evasão escolar, que por sua vez, só foi possível após o governo investir grande parcela dos recursos federais na implementação deste modelo de Ensino.
Os objetivos deste modelo de educação somente foram alcançados após preocupação do governo em valorizar a classe docente. Os professores não reclamam de baixos salários, falta de incentivo à carreira e, más condições de trabalho. Há formação continuada e assistência curricular contínua promovida pelo governo. 
Não vem ao caso discutir se a escola de Utópolis realmente existe, mas aqui é representado o que seria o Ensino Médio que queremos. Quais medidas então seriam necessárias? A implementação de um Ensino Médio nesses parâmetros seria possível?
A lei de diretrizes e bases da educação de 1996 aponta que sejam destinados a educação um percentual mínimo de dez por cento dos recursos da união, porém em nosso país menos de sete por cento desses são aplicados. Em contrapartida, nosso legislativo, rodeado por escândalos, não pensa duas vezes antes de aprovar aumentos e mais aumentos de salários e benefícios.
Seria possível construirmos um ensino médio ideal, se os representantes da população em que votamos, ao tomarem posse de suas cadeiras, deixassem de lado os interesses partidários e individuais, nos livrando do eterno ser refém de utopias.

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