segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eleição para os delegados ao 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes na UNI BH

Reinventar a UEE
Vote chapa 2 Reinventar

QUEM SOMOS?

O Movimento Reinventar é um coletivo de estudantes que nasceu com o objetivo de imprimir uma atuação diferente no Movimento Estudantil, prezando pelo diálogo e com independência em relação a partidos e governos. Entendemos que movimento estudantil se faz a partir dos interesses dos estudantes, na defesa da educação, das melhorias no cotidiano dentro das nossas universidades e conectado com as grandes causas nacionais, como a garantia de direitos e a defesa da soberania nacional. Essas lutas se dão a partir do fortalecimento das entidades que compõem toda a rede do Movimento Estudantil: DA’s, Conselhos de DA’s, DCE’s, UEE e UNE. Queremos, com a sua ajuda, construir um movimento que resgate a capacidade de atrair mais jovens para transformar o Brasil, longe da arrogância de determinadas “frentes” e “grupos” que se põem à frente como os “donos da verdade”.

Chegou a hora de REINVENTAR a UNE e a UEE

Que eleição é essa?

Nos meses de junho e julho, acontecerão dos importantes congressos estudantis: da UEE – MG (União Estadual dos Estudantes) e da UNE (União Nacional dos Estudantes). Essas são as entidades máximas de representação dos estudantes universitários em nível estadual e nacional, respectivamente. De dois em dois anos, esses congressos além de eleger a nova diretoria das entidades, servem também para definir as bandeiras que irão pautar as ações da próxima gestão. Esta eleição irá escolher os delegados que irão representar os estudantes da UNI-BH nestes importantes congressos.

UNE

Com certeza muitos estudantes não conhecem ou apenas já ouviram falar da UNE (União Nacional dos Estudantes). É a entidade que representa todos os estudantes universitários do nosso país. A UNE tem 73 anos de história, é a maior entidade do Movimento Social Brasileiro e que teve importante papel na história do país, na campanha O Petróleo É Nosso, contra a ditadura militar e nas Diretas Já!, pelo Fora Collor, dentre outras mobilizações na luta por uma sociedade justa e pelos direitos dos estudantes por uma educação de qualidade.

UEE

A UEE-MG (União Estadual dos Estudantes) foi reconstruída há pouco mais de 10 anos. É ou pelo menos deveria ser a entidade máxima de representação dos estudantes universitários de Minas Gerais. Embora em conjunto com a UNE e demais entidades do Movimento Estudantil e a UEE tenha participado recentemente de momentos importantes como as mobilizações por um novo Plano Nacional de Educação e a defesa de 10% do PIB para a educação e do Fundo Social do Minério para a educação – a UEE MG é uma entidade apagada, corrompida pela disputa interna de poder, com uma enorme desorganização e com anos de gestão de um mesmo grupo majoritário na sua condução, o mesmo grupo ligado à Chapa 1. A entidade realizou na última gestão apenas uma reunião de sua diretoria plena, não tem sede, não faz prestação de contas, não tem uma política de comunicação eficiente, não consegue representar de fato e ser referência aos estudantes universitários de Minas Gerais.

Porque queremos reinventar a UEE?

A UEE é uma entidade histórica e que tem um papel importante para com a nossa sociedade, na organização dos estudantes e na luta pela educação, na defesa de direitos e da soberania do nosso país. Queremos construir uma UEE em que os estudantes se sintam representados de fato. Precisamos resgatar a nossa entidade, organizar um movimento estudantil independente, autônomo, combativo e em defesa dos interesses dos estudantes, e que acima de tudo que se comprometa a cumprir um papel determinante, ou seja, de ser uma entidade que retome o sentimento de participação e censo critico que é tão presente na nossa juventude, mas que por grande influência do descrédito em nossos governantes se tornaram apáticos no processo político. Queremos uma UEE sintonizada com os reais anseios da juventude, promovendo a cultura, o esporte, a vida acadêmica e a constante organização estudantil.

Para Reinventar o Movimento Estudantil, defendemos:

• Independência da UEE e UNE perante aos partidos e governos
• Por mais democracia interna nas entidades
• Por uma política de comunicação que aproxime os estudantes das entidades
• Pela conquista da sede da UEE
• Mais clareza nas finanças da UEE - prestação de contas já!
• Realização do festival de cultura da UEE
• Integrar o DCE da UNI BH nas atividades da UEE e UNE

E para a Educação:

• Que a UNE e a UEE intensifique as mobilizações em torno do novo Plano Nacional de Educação. Sem financiamento adequado não há avanços na educação, 10% do PIB já!!
• Que a UNE e a UEE liderem uma grande campanha Pela Regularização do Ensino Superior Pago: contra o aumento abusivo de mensalidades
• Pelo novo marco regulatório para a mineração e criação do Fundo Social do Minério para a Educação.
• Pela estadualização da UEMG, transformando-a em uma universidade de peso e com amplo investimento em Ciência e Tecnologia
• Plano Nacional de Assistência Estudantil Já!

O que mais defendemos:

• Somos bastante críticos à proposta do novo Código Florestal
• Auditoria da Dívida Pública Já!
• Redução da jornada de Trabalho para 40 horas semanais + emprego pra juventude
• Fim do 14° e 15° salário dos deputados

Esta chapa foi idealizada pelo Movimento Reinventar. Não escondemos nossa cara e não nos furtamos em defender autonomia do movimento estudantil perante aos partidos e governos. Em nossa opinião, governos que conquistam avanços para a educação não fazem mais do que sua obrigação. No entanto, se caminham na contramão do avanço, ai não há quem nos cale! O que queremos é inundar as universidades de consciências esclarecidas, dispostas a defender um país melhor com a força da Juventude.

“só nos resta a esperança de uma reversão radical que devolva aos brasileiros a ousadia de tudo repensar para reinventar o Brasil que queremos”
Darcy Ribeiro

Faça parte do Movimento Reinventar Acesse:
www.reinventarmg.blogspot.com
reinventarmg@yahoo.com.br
Twitter: @reinventar_mg
Tels 31 9601-2449 / 31 9712-5172 – 31 8806-8065 / 31 9240-1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário