terça-feira, 22 de março de 2011

JORNADA DE LUTAS DE MARÇO DE 2011

Chamamento da União Estadual dos Estudantes de minas Gerais à Jornada de Lutas 2011

Amigo estudante, o ano de 2011 inicia um novo ciclo político para o Brasil, no qual nós temos um papel fundamental na luta pelo aprofundamento das mudanças vivenciadas nos últimos anos. Neste período o povo tem grandes expectativas de ampliação de direitos e de reformas estruturantes para o Brasil soberano e democrático e sonha com uma longa fase de desenvolvimento econômico, social e sustentável. É com essa expectativa que o movimento estudantil pretende disputar nas ruas os rumos do Brasil e de Minas Gerais.

O movimento estudantil obteve diversas vitórias no período recente e foi fortalecido com a ampliação do ensino superior. Com isso, temos hoje melhores condições para enfrentar os limites e as contradições na construção do projeto democrático e popular.

O movimento estudantil tem lado nessa disputa e a UEE mineira tem a tarefa de propor uma agenda que defenda a ampliação qualitativa das políticas progressistas para a educação e para a juventude. Por isso convocamos todos os estudantes mineiros a saírem as ruas no dia 23 de março em defesa de um projeto democrático e soberano que passa pela conquista das seguintes bandeiras:

1) A luta pela reformulação do Plano Nacional de Educação. Queremos consolidar vitórias do ultimo período e implementar mudanças profundas como a democratização da universidade, ampliação radical do ensino superior público. Queremos 10% do PIB para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação!

2) Defendemos a criação do FUNDO SOCIAL DO MINÉRIO essa é uma grande oportunidade de solucionar uma injustiça social e econômica de longa data. Minas é o maior estado minerador do país. Em 2010 o estado foi responsável pela geração de mais de 50% dos royalties do país. É grande, portanto, a responsabilidade de todos os mineiros. Queremos a criação do fundo social do minério para garantir de que a riqueza gerada pelo minério vá diretamente para a educação e desenvolvimento social.

3) Exigimos a imediata gratuidade da Universidade Estadual de Minas Gerais, bandeira histórica dos estudantes mineiros. Após anos de lutas e pressão da UEE contra o descaso do governo do estado com o ensino superior, “arrancamos” a criação do grupo de trabalho para estudar a estadualização da UEMG. Devemos cobrar para que essa sinalização se concretize.

4) Defendemos que Minas Gerais regulamente a lei aprovada no congresso Nacional em LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008 que estipula o piso Nacional dos Professores.

5) Queremos a democratização do Conselho estadual de Educação que é composto apenas por entidades patronais. Este conselho precisa contar com a participação de toda comunidade educacional, as entidades do movimento social não podem estar de fora.

6) Somos contra a opção política tomada na área econômica recentemente, de aumentar seguidamente os juros e o anúncio de cortes no orçamento, como os 3 bilhões do MEC e Ciência e Tecnologia, exigindo que as Universidades Federais cortem 10% de seu orçamento de custeio e o congelamento dos concursos públicos

Venha conosco, organize a Jormada de Lutas em sua universidade, entre para este time que ao longo de décadas na história do Brasil nunca cansou de lutar por uma nova Educação e um novo país.

UEE MG Gestão 2009/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário