quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Documento Referência para o 13º CONEB da UNE





MOVIMENTO REINVENTAR
13º CONEB da UNE
14 a 17 de janeiro/2011, na cidade do Rio de Janeiro.



“SE A GENTE QUER O BRASIL PODE,
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EM QUANTIDADE JÁ”



CONEB o que é?

O Conselho Nacional de Entidades de Base - CONEB é um dos principais fóruns de deliberação da União Nacional dos Estudantes UNE, em 2011 Diretórios e Centros Acadêmicos se reúnem para debater os principais temas nacionais.

Quando?

O 13º CONEB da UNE acontece entre 14 e 17 de Janeiro de 2011 na cidade do Rio de janeiro.

Como participar?

Para a entidade de base participar do CONEB ela deverá indicar um estudante e um suplente do curso representado. A ata de indicação do delegado será credenciada por um diretor da UEE no dia 8 de dezembro junto à comissão de organização do CONEB. A ata e o regimento interno para preenchimento encontram se no site da UNE http://www.une.org.br/

O Papel do Movimento Reinventar.

Há cerca de quatro anos nasceu o Movimento Reinventar, com uma proposta de atuação diferente no Movimento Estudantil, prezando pelo diálogo e buscamos sem sectarismo debater com todos os setores do Movimento Estudantil a fim de chegarmos a um consenso acerca dos rumos da educação. Não nos pautamos em ser na UNE oposição por oposição, ou ser situação simplesmente pelo status de poder na entidade, sabemos bem quais são as práticas de todas as correntes que participam da UNE e não nos furtamos em construir a unidade quando se trata dos direitos dos estudantes e da soberania nacional.

A grande mídia e setores de oposição vêm tentando descaracterizar as lutas da UNE dizendo que ela sucumbiu aos interesses do governo sem ter independência. A verdade é que não podemos fechar os olhos para um governo que após anos de descaso com a educação vem somando esforços para ampliar o acesso à universidade com programas como o PROUNI e o REUNI. Foram criadas mais de 14 novas universidades públicas e mais de 200 escolas técnicas, além de 150 extensões universitárias. Entendemos que houve avanços nesse último período, mais que ainda temos muito por lutar. Precisamos ainda garantir assistência Estudantil a todos os estudantes carentes principalmente os beneficiados pelo PROUNI que precisam não só do acesso mais também de garantir sua permanência na IES. Visando o fim do vestibular precisamos ainda de um profundo debate sobre o ENEM que deve ser fortalecido afim que ele seja sim o instrumento de acesso dos milhões de estudantes que ainda estão fora da universidade. Precisamos com muita coragem e disposição, denunciar a vergonhosa dívida pública que consome quase 50% do orçamento da União em juros de uma dívida impagável, além de exigir uma auditoria da mesma. Garantir 10% do PIB para a educação, e mais investimentos em setores como saúde e infra-estrutura.

Portanto, nosso papel é de contribuir no debate dos grandes problemas nacionais colocando o estudante como agente transformador de nossa realidade, mostrando para a sociedade que não se obtém grandes mudanças de braços cruzados esperando que façam por nós. Estamos cada vez mais dispostos a lutar por uma juventude mais antenada e participativa na construção de uma educação digna dos grandes pensadores educacionistas do Brasil, pois como já dizia o professor Darcy Ribeiro:

"A universidade é o útero das classes dirigentes da nação do futuro. Nenhuma sociedade pode viver sem universidades."

O progresso do nosso país, passa pelo pesado financiamento da Educação

O país demonstrou claramente para onde seguir nas últimas eleições. Findado o processo eleitoral de 2010 é hora de seguirmos rumo a um futuro melhor.

Se queremos avançar e ingressar no futuro de fato faz-se necessário investir em educação. No último período o Brasil atingiu uma economia mais consolidada no cenário internacional, demonstra maturidade em suas relações bilaterais, investe em infra-estrutura necessária ao nosso permanente crescimento e desenvolvimento econômico, implementa e desenvolve grandes programas sociais a fim de resgatar em menor espaço de tempo desigualdades históricas, mais só vamos consolidar e manter nosso desenvolvimento com educação.

O futuro é agora, e ele depende de uma educação pública, gratuita de qualidade, libertadora, que seja universal, laica, que incentive a pesquisa, que valorize os profissionais da educação, que garanta o acesso e a permanência, e sobretudo que garanta as fontes de financiamento para educação.

Já no inicio de 2010 a Conferência Nacional de Educação - CONAE aprovou o no Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação - PNE, esse contou com a participação de diversos setores da sociedade envolvidos com o tema educação. O novo PNE tem vigência de 2011 a 2020.

Nossa proposta aqui é garantir que todos os debates a cerca da construção do novo PNE, que passou por várias etapas, desde a escola até sua aprovação final no plenário da CONAE, sejam agora implementadas. Suas políticas são de caráter de Estado e devem ser aplicadas desde já, visando à concretização das metas estabelecidas no PNE, independentemente de quem passe pelo governo nesse período. É tarefa da UNE construir uma agenda positiva de mobilizações e intensos debates a fim de garantir que isso aconteça desde já.

· 10% do PIB para a Educação
· Estabelecimento de referenciais de qualidade para todos os níveis educacionais.
· Regulamentação do setor privado
· Universidade democrática com paridade em todos os órgãos de decisão

Essas dentre outras resoluções contidas no novo PNE devem ser bandeiras de lutas para os próximos períodos. A UNE precisa apontar claramente suas prioridades e iniciar as lutas necessárias para execução do PNE, esse deve ser o papel de vanguarda, que o conjunto dos estudantes espera da sua entidade máxima.

Portanto é importante que a UNE observe aspectos de democracia dentro entidade, mantenha diálogo permanente com todos os campos que a compõe. É preciso respeitar a pluralidade de opiniões, transparência na gestão dos recursos da entidade. E não podemos deixar de citar, a UNE vai precisar de muita, mais muita mobilização dos estudantes para garantir os avanços necessários.

O Movimento Reinventar participa desse 13º CONEB, com muita clareza de que temos que apontar e debater os principais temas da educação para os avanços no país, e que é preciso agora foco e unidade na construção da pauta de lutas para os próximos períodos. E nada mais urgente que a UNE coordene e unifique os movimentos sociais em torno dessa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário