domingo, 4 de outubro de 2009

REINVENTANDO O MOVIMENTO ESTUDANTIL – QUEREMOS UMA UCMG PRESENTE E ATUANTE!


    A UCMG, desde a sua fundação na década de 40, participou de momentos decisivos na política mineira. Sua vocação propositiva e combativa, ao longo de sua existência, foi crucial nos períodos emblemáticos, na sua História Republicana. Atuando na legalidade ou não, a UCMG sempre se manteve como uma entidade representativa, na defesa dos estudantes e dos valores mais nobres como a democracia, a soberania nacional e uma sociedade mais justa.
    No entanto, a UCMG nem sempre tem ocupado o papel de vanguarda na sociedade mineira. O descrédito dos estudantes aos movimentos representativos, as disputas intrapartidárias internas na busca por espaços decisórios de poder, a burocratização contínua da instituição e a ausência da entidade estudantil em representar à altura os demais estudantes mineiros, descredibilizam o histórico de lutas e o papel representativo da UCMG.
    Frente ao momento de impasse, a UCMG encontra-se inerte, esta postura abriu possibilidades de outras entidades tomarem seu lugar se tornando referência para o estudante. As mudanças só ocorrem quando as entidades estudantis, juntos com os demais movimentos sociais, tomam parte do processo político, através da politização e mobilização das bases. E isto só se dá com a conscientização permanente dos estudantes e com a unidade na UCMG.
    Não podemos mais aceitar os Congressos da UCMG sem discussões ricas e propositivas, baseado nos “acordões” e “alianças” episódicas, na mera busca das chapas por cargos na Executiva e no Corpo, sem que haja discussões programáticas e ideológicas. Queremos uma UCMG orgânica e voltada às suas bases. Uma UCMG que faça o estudante sentir-se representado e orgulhoso de sua entidade.
    Uma UCMG democrática e acessível ao estudante é a pauta central do Movimento Reinventar. Somos irredutíveis! É essa meta que norteia a nossa concepção em torno daquilo que deve ser o movimento estudantil e do papel indispensável que a UCMG deve cumprir.

40º CONGRESSO  DA UNIÃO COLEGIAL DE MINAS GERAIS

    Nos dias 20, 21 e 22 de novembro a entidade realizará seu 40º Congresso, na cidade de Betim na região metropolitana de BH. Este fórum tem tem por objetivo debater e aprovar as bandeiras de luta dos estudants mineiros além de eleger sua próxima gestão.
    O papel do Movimento Reinventar neste congresso é de propor novas alternativas frente ao imobilismo que hoje tomou conta da entidade, nesta ultima gestão podemos ver de perto como a entidade precisa de um novo gás. Mas não vamos ficar apenas nas criticas, o papel do estudante que quer REINVENTAR é de participar com muita responsabilidade, certo de que juntos podemos REconstruir a entidade combativa que a UCMG sempre foi.

Para informações de como organizar uma delegação de sua escola entre em contato conosco através do Email reinventarmg@yahoo.com.br ou pelo telefone 31 96012449 e 31 87770709.

Coordenação estadual do Movimento Reinventar

Um comentário:

  1. Obs: essa é da UCMG falsificada.
    A Atual UCMG é independente de qualquer partido eleitoreiro, e é combativa de verdade

    ResponderExcluir