quinta-feira, 7 de julho de 2011

42º Congresso da UEE MG

Durante os dias 23 a 26 de junho, no campus da Dona Lindu, da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), na cidade de Divinópolis, foi realizado o  42º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, que contou com a presença de aproximadamente 400 delegados e 700 estudantes ao todo. O estudante de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Rafael Leal, foi eleito presidente da entidade. A principal Chapa de oposição manteve o espaço da vice presidência ampliando seu leque de forças políticas em relação ao último congresso em viçosa.

Podemos festejar, pois mesmo com muita dificuldade o congresso aconteceu. A UJS e aliados foram vitoriosos novamente, porém o recado da oposição foi claro, alto e em bom som queremos uma UEE chegue aos quatro cantos de minas respeitando a pluralidade das bases existentes, às lutas já travadas pelos estudantes que não se organizam em força política, ao nosso ver isso tem que ser um principio da UEE, a nova diretoria deve se solidarizar com cada luta de cada estudante mineiro pois são opiniões importantes, sinceras e coerêntes  às suas realidades locais. 

Continuamos dispostos a construir nas pautas de unidade. Não somos os donos da verdade mas a história do movimento Reinventar em Minas Gerais nos credencia a ser mais uma vez uma oposição responsável , faremos os apontamentos necessários  para a consolidação de uma UEE para todos os estudantes.

A defesa do Fundo Social alinhada a luta pelo aumento dos Royalties do mineiro, a jornada de lutas do ensino privado, a estadualização da UEMG e a luta pela sede da UEE serão sem dúvidas nossas prioridades para esta gestão. Contribuiremos também com a ampliação da rede do ME mineiro, construindo DAs e DCEs e valorizando mais ainda os espaços da próxima gestão como CEEB e CEEG. Precisamos de uma nova dinâmica pra UEE e o papel da oposição qualificada é justamente esse, passado o processo eleitoral, construir junto a toda diretoria mecanismos para a construção de uma entidade mais forte, legítima e democrática.


O resultado eleitoral do congresso foi o seguinte.

Chapa 4 – “Presente de luta que nos faz sonhar!” (UJS/PCdoB, Kizomba/PT, Mudança/PT, Tribo/PT, CNB/PT e JMDB): 248 votos;
Chapa 3 – “Oposição Unificada” (rebele-se PCR, Reinventar/PDT, PPS, AE/PT e Trabalho/PT): 122 votos;
Chapa 2 – “Vamos a luta” (PSOL e PCB): 17 votos;
Chapa 1 – “No Lombo do Jumento” (Juventude Democratas): retirou a chapa.

Nos preparamos agora para o 52º CONUNE que acontece de 13 a 17 de Julho em Goiania.

Por Bruno Lacerda